Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

Se não fosse o cabral...

|

Tuesday, July 25, 2006

Enlatado



Enlatado. (Aurélio)Adj. 1. Conservado em lata. 2. Comestível
Enlatado. (Cabral) Sub. 1. Filminho norte americano com mensagens subliminares usadas para enaltecer a cultura yanke e denegrir a imagem de países de terceiro mundo.

Na noite passada, eu, em busca de algumas gargalhadas para esquentar o final de uma fria Segunda-feira, sentei em frente à televisão para assistir BAD BOYS II. E gargalhei muito. Mas não foram as fraquíssimas piadas do filme que me fizeram rir. E sim os numerosos clichês que fazem de um simples filme policial, um Enlatado. Nesse caso, um Enlatadíssimo. Os yankes pegaram pesado. Para quem não conhece a história, trata-se de uma dupla de policiais negros do esquadrão tático de combate às drogas de Miami, que lideram as investigações de um gigantesco cartel de tráfico de ecstasy. Tudo normal se não fossem os pormenores. E são pequenos detalhes que fazem de um filme um enlatado.
A primeira cena mostra um puta laboratório de ecstasy localizado em Cuba. O chefão do tráfico é cubano. Os policiais lutam também com uma quadrilha de ladrões com cabelo estilo Ras Tafari, denominada de Haitianos. Tem também o dono de uma boate onde a droga é amplamente vendida, que é identificado muitas vezes por Russo. O departamento de polícia, mais parece um shoping. Os mocinhos andam de Ferrari e usam brincos de diamantes. E por último mas não menos importante: Na cena emocionante em que os parceiros lembram o juramento da dupla, a trilha torna-se lenta e a sebosa bandeira dos eua aparece no canto direito da tela. O mais perfeito exemplo de enlatado já assistido por mim desde “Independence Day”.
Sinceramente: Cinema, só nacional.
Eu não sei porque insisto com essas porcarias norte-americanas.
Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home